8 Coisas que jamais deve fazer na Itália

Compartilhe com seus amigos!

Curtir o país com atenção ao que não é adequado fazer evita constrangimentos! 

A Itália é um lugar repleto de charme, beleza e atrativos que instiga a curiosidade de muitas pessoas em conhecer de pertinho essa localidade que tem tanto a oferecer. 

Contudo, ao tomar a decisão de ir para esse país, as atitudes que desagradam o povo do local, não podem ser simplesmente ignoradas. 

Não existe essa história de que você se comporta mal, porque esse é seu jeito e pronto, assim como na Itália, independente da localidade que for visitar, é preciso respeitar. 

Para que você fique por dentro de ações que podem gerar até briga na Itália, dependendo da situação, preparamos este post com 8 atitudes que você não pode fazer no país, nem por um decreto. 

8 coisas que você não pode fazer na Itália 

1 – Não sente em qualquer mesa no restaurante

Aqui no Brasil, geralmente ao chegar em um restaurante, se na mesa não tem ninguém, os indivíduos logo se sentam, mas na Itália não é assim que as coisas funcionam. 

Algumas mesas ficam reservadas, porém, sem a plaquinha indicando essa informação, sendo assim, para não passar vergonha e ter que se retirar, pergunte antes ao garçom, em qual mesa pode se sentar. 

2 – Não fale mal do Papa

A maioria dos habitantes da Itália são católicos, levam a sério a religião e o Papa é um representante muito respeitado por lá. 

Então, caso você discorde do Papa, evite ficar falando mal dele para os italianos, pois eles não gostam disso. 

3 – Não corte a massa com a faca

O povo italiano têm um relacionamento muito sério com a massa, pois é um prato que faz parte da gastronomia italiana.

Então, nem nos seus pensamentos mais profundos, corte o macarrão ou o ravióli com a faca, enrole o macarrão com o garfo ou corte o ravióli com o garfo. 

4 – Não solicite a troca de nenhum item do seu prato

Os italianos são muito respeitosos com as receitas culinárias, as comidas são muito bem elaboradas e tudo que a compõe tem um sentido.

Então se o seu pedido é um macarrão à bolonhesa, não peça para trocar a carne vermelha por atum, por exemplo, do contrário os responsáveis pelo prato se sentirão ofendidos.

É comum procurarmos harmonizar a comida com o nosso gosto, mas para não arranjar problemas na Itália, o mais sensato a se fazer é realizar um pedido que se case com seu gosto. 

5 – Não coloque  50 molhos no macarrão!

Aqui no Brasil, mesmo que o prato já venha com molho, alguns brasileiros colocam mais molhos como ketchup, mostarda, maionese, pimenta, molho de alho, entre outros.

Na Itália essa ação não é bem-vista, muito pelo contrário, soa desrespeitoso acrescentar molhos em um prato que já tem, para os chefes de cozinha é o mesmo que tirar a sua identidade. 

Leia mais: 5 Pratos da culinária italiana que você precisa provar

6 – Ketchup na pizza? Nem pensar!

O ketchup na pizza para algumas pessoas é como uma regra, um toque especial que melhora ainda mais o sabor. 

Todavia, na Itália esse hábito não é comum e é considerado ofensivo, pois os italianos entendem que a pizza está tão ruim que teve que ser aprimorada com o molho de tomate. 

YouTube video

7 – Não tire fotografias em qualquer lugar, sem saber antes se é proibido! 

Ir para um local e não tirar nenhuma foto ou ao menos gravar um vídeo curto, para alguns indivíduos é um absurdo. 

Na Itália muitos lugares possuem a indicação de que não pode tirar fotos e gravar, então antes de dar os cliques, observe atenciosamente se pode fazer registros fotográficos no ambiente e caso não tiver nenhuma proibição visível, pergunte ao dono do estabelecimento, se pode. 

8 – Não comer o que lhe foi oferecido 

Para os italianos a comida é sagrada, então quando eles convidam alguém para comer na residência deles, é uma demonstração de carinho. 

Então se algum italiano te oferecer algo na casa dele e você não quiser alimentar-se ou só comer um pouquinho, para eles pode soar como uma ofensa ou um indicativo de que não gostou da comida.

Por fim, veja também: Saiba quais são os 5 lugares mais românticos da Itália

Compartilhe com seus amigos!