Home » Tudo sobre Viagens » TRAVEL » Dicas sobre bagagem de mão em voos internacionais: o que levar e o que evitar

Dicas sobre bagagem de mão em voos internacionais: o que levar e o que evitar

Compartilhe com seus amigos!

Viajar de avião para outro país é uma experiência incrível, mas também requer alguns cuidados na hora de arrumar a mala. Além da bagagem despachada, que tem regras específicas de peso e tamanho, você também precisa saber o que pode e o que não pode levar na bagagem de mão, aquela que você leva consigo na cabine do avião.

REGRAS BAGAGEM DE MÃO 10 KG 2023
Dicas sobre bagagem de mão em voos internacionais: o que levar e o que evitar 2

A bagagem de mão é importante para guardar objetos pessoais, de valor ou de uso frequente, como documentos, dinheiro, celular, câmera, remédios, escova de dentes, etc. Mas ela também tem limitações de peso, tamanho e conteúdo, que podem variar de acordo com a companhia aérea e o destino da viagem.

Para evitar problemas no embarque ou no desembarque, confira algumas dicas sobre bagagem de mão em voos internacionais:

Peso e tamanho da bagagem de mão

As normas para o peso e tamanho da bagagem de mão em voos internacionais podem variar em cada companhia aérea. No entanto, a regra geral é que a bagagem de mão não exceda as dimensões de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e profundidade), incluindo alças, bolsos e rodinhas. Em relação ao peso, a maioria das companhias aéreas permite uma bagagem de mão de até 10 kg.

Além da mala ou mochila principal, você também pode levar um objeto pessoal, como uma bolsa pequena, um notebook ou um livro. Esse objeto deve ter as dimensões máximas de 35 cm x 20 cm x 45 cm e deve caber embaixo do assento à sua frente.

É recomendável verificar as regras da companhia aérea antes da viagem e medir e pesar a sua bagagem de mão com antecedência. Algumas empresas podem cobrar taxas extras ou exigir que você despache a sua bagagem se ela estiver fora dos padrões permitidos.

Líquidos na bagagem de mão

Uma das principais restrições para a bagagem de mão em voos internacionais é em relação aos líquidos. Isso inclui bebidas, géis, cremes, pastas, aerosóis e similares. Esses itens devem ser transportados em frascos com capacidade máxima de 100 ml cada um. Além disso, eles devem estar dentro de uma embalagem plástica transparente e vedada, com capacidade máxima de 1 litro.

Essa regra vale tanto para produtos comprados antes do embarque quanto para produtos comprados nas lojas duty free do aeroporto. Se você comprar algum líquido nessas lojas, ele deve estar lacrado em uma embalagem plástica com o recibo da compra à mostra. Caso contrário, ele pode ser confiscado na hora do embarque ou na conexão.

Existem algumas exceções para essa regra dos líquidos na bagagem de mão. Você pode levar medicamentos líquidos (com receita médica), alimentos para bebês ou crianças (com receita médica ou atestado) e líquidos especiais para dietas (com atestado médico). Esses itens devem ser apresentados separadamente na hora da inspeção de segurança.

Objetos proibidos na bagagem de mão

Alguns objetos são considerados perigosos ou ofensivos e são proibidos na bagagem de mão em voos internacionais. São eles:

  • Armas de fogo ou similares (inclusive brinquedos ou réplicas);
  • Objetos cortantes ou perfurantes (como facas, tesouras, canivetes, alicates, etc.);
  • Ferramentas (como martelos, chaves de fenda, furadeiras, etc.);
  • Substâncias explosivas ou inflamáveis (como isqueiros, fósforos, fogos de artifício, etc.);
  • Substâncias químicas ou tóxicas (como ácidos, venenos, materiais radioativos, etc.).

Esses objetos podem ser confiscados na hora da inspeção de segurança ou até mesmo gerar problemas legais para o passageiro. Por isso, é melhor evitá-los ou despachá-los na bagagem, se for o caso.

Dicas para arrumar a bagagem de mão

Para facilitar a sua viagem e evitar transtornos com a bagagem de mão em voos internacionais, confira algumas dicas para arrumar a sua mala ou mochila:

  • Escolha uma mala ou mochila que seja resistente, leve e fácil de carregar. Prefira as que têm rodinhas, alças reguláveis e bolsos internos e externos.
  • Faça uma lista dos itens essenciais que você vai precisar durante o voo ou logo após o desembarque. Por exemplo: documentos, dinheiro, cartões, celular, carregador, fone de ouvido, livro, revista, remédios, escova de dentes, etc.
  • Separe os líquidos em frascos pequenos e coloque-os em uma embalagem plástica transparente e vedada. Deixe essa embalagem fácil de ser retirada na hora da inspeção de segurança.
  • Coloque os objetos de valor ou de uso frequente nos bolsos externos ou na parte superior da mala ou mochila. Assim, você evita ter que abrir toda a sua bagagem para pegar algo que precisa.
  • Não exagere na quantidade de roupas ou sapatos na bagagem de mão. Leve apenas o necessário para uma troca de emergência ou para se adaptar ao clima do destino. Lembre-se que você tem um limite de peso e espaço na sua mala ou mochila.
  • Use organizadores de mala, como sacos plásticos ou necessaires, para separar os seus itens por categoria. Por exemplo: roupas íntimas, meias, cabos, carregadores, etc. Isso ajuda a otimizar o espaço e a encontrar as coisas mais facilmente.
  • Enrole as roupas em vez de dobrá-las. Isso evita que elas amassem e também economiza espaço na mala ou mochila.
  • Identifique a sua bagagem de mão com uma etiqueta ou um adesivo com o seu nome e telefone. Isso pode ajudar em caso de perda ou troca acidental da sua mala ou mochila.

Seguindo essas dicas sobre bagagem de mão em voos internacionais, você pode viajar com mais tranquilidade e segurança. Lembre-se sempre de verificar as regras da companhia aérea e do país de destino antes da viagem e de respeitar as normas de segurança do aeroporto. Boa viagem!



Compartilhe com seus amigos!