Uma colisão a centenas de milhões de quilômetros de distância.
Astrônomos amadores frequentemente filmam Júpiter , o planeta gigante gasoso com mais de 300 vezes mais massa que a Terra , para estudar a atividade no mundo icônico. Em 2021, um observador filmou uma rocha espacial colidindo com Júpiter , e agora um astrônomo japonês capturou outra explosão intrigante no céu jupiteriano.
O evento, postado no X (site anteriormente chamado de Twitter) pela conta MASA Planetary Log , aconteceu no dia 29 de agosto. Você pode assistir ao flash brilhante abaixo.
O que aconteceu?
Um asteróide, ou pedaço de asteróide ou cometa com talvez algumas dezenas de metros de diâmetro, impactou Júpiter. Quando acelerou pelo céu elevado do planeta, colidiu com as moléculas atmosféricas, causando rapidamente atrito e aquecimento.
“Ele simplesmente derrete e explode”, disse Peter Vereš, astrônomo do Center for Astrophysics-Harvard & Smithsonian, um grupo de pesquisa colaborativo entre o Smithsonian Astrophysical Observatory e o Harvard College Observatory, ao Mashable. “É praticamente uma bola de fogo”, acrescentou, referindo-se aos meteoros que explodem no céu aqui na Terra.
“Ele simplesmente derrete e explode.”
Este último evento produziu apenas uma rápida explosão de luz. Mas é vívido.
きのうのTLで知った木星の閃光、撮影したデータを確認してみたら写っていました。
— MASA Planetary Log (@MASA_06R) August 29, 2023
…声が出ました(^^;
日本時間2023年8月29日1:45、世界時28日16:45です。https://t.co/UYhnvAmA63https://t.co/Y7nCHtJq4k pic.twitter.com/g0FerdyoVg
Infor: mashable