Home » Tudo sobre Viagens » TRAVEL » Parque Nacional do Caparaó ES

Parque Nacional do Caparaó ES

Compartilhe com seus amigos!

O Parque Nacional do Caparaó é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. O parque foi criado em 1961 e possui uma área de 31.800 hectares. O Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos turísticos mais populares do Espírito Santo. O parque oferece uma variedade de atividades para os visitantes, como trilhas, caminhadas, camping, observação de aves e observação do céu. O parque também abriga o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil. O Parque Nacional do Caparaó é uma ótima opção para quem busca contato com a natureza e aventura.

Pôr-do-sol-no-Pico-da-Bandeira-Caparaó-

O Parque Nacional do Caparaó é conhecido por seu frio intenso. As temperaturas podem variar de 10°C a -10°C, dependendo da época do ano. O frio é mais intenso no topo do Pico da Bandeira, que é o ponto mais alto do Brasil. O Pico da Bandeira tem uma altitude de 2.890 metros e as temperaturas podem chegar a -20°C.

Localização e acesso

Situado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é de fácil acesso para os visitantes, sendo possível chegar por meio de estradas e trilhas bem sinalizadas.

Horários de entrada para visitas:

  • Com acampamento: 7h às 17h (terça a sexta) e 7h às 14h (finais de semana e feriados)
  • Sem acampamento: das 7h às 17h30
  • ‘Bate-e-volta’ ao Pico da Bandeira (retorno no mesmo dia):  até 8h30min

História e Criação do Parque

A criação do Parque Nacional do Caparaó remonta a 1961, com o objetivo de preservar as riquezas naturais da região. Sua fundação foi motivada pela necessidade de proteger a flora, a fauna e os recursos hídricos únicos presentes nessa área.

Diversidade da Flora e Fauna

O Parque é conhecido por sua incrível diversidade de espécies vegetais e animais. É lar de diversas espécies ameaçadas de extinção, como o muriqui, a onça-parda e o gavião-real.

Clima e Paisagem

O clima no Parque Nacional do Caparaó varia de acordo com a altitude, proporcionando paisagens diversas, desde vales verdejantes até picos cobertos de neblina.

Ponto culminante da região, com 2.892m de altitude. É o terceiro ponto mais alto do Brasil. Do local pode-se ter agradáveis vistas, inclusive de cidades, bem como dos pontos mais elevados da Serra do Caparaó como por exemplo: Pico do Cristal, Pedra Menina, Pico do Calçado, etc. O cume é constituído por rochas e abaixo delas encontramos vegetação típica de campo de altitude.
O Pico da Bandeira é o principal atrativo de recreação do Parque, freqüentado especialmente nos meses mais frios e secos do ano por grande número de pessoas. No caso, a principal atividade realizada é a subida ao Pico durante a noite e madrugada para ver o nascer do sol e, sendo assim, o período preferencial é aquele da lua cheia no mês de julho.  Para quem vai pernoitar, a entrada no parque deve ser realizada até às 18:00 horas, e as áreas disponíveis para acampamento são Tronqueira e Terreirão pela Portaria MG e Macieira e Casa Queimada pela Portaria ES. Lembrando que em caso de pernoite, é necessário realizar a reserva com antecedência.
 
Outra opção é a subida ao Pico durante o dia, com entrada e saída no parque no mesmo dia. Para tanto recomendamos que o visitante inicie a caminhada na Tronqueira cedo. Após o meio dia (12:00) nossa equipe está instruída a não permitir que  visitantes que não estejam acampadados percorram a trilha que parte do Terreirão em direção ao Pico da Bandeira.

Trilhas e Atrações

Para os amantes do ecoturismo e trilhas, o Parque oferece diversas opções de percursos, como a trilha para o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil.

O Parque oferece as seguintes oportunidades:

  • Trilhas em meio à mata atlântica e campos de altitude
  • Montanhismo
  • Observação de Aves
  • Observação da Flora fanerogâmica
  • 4 áreas de acampamento
  • Mirantes
  • Banhos de Cachoeiras e Piscinas Naturais
  • Nascer do sol a 2.892m de altitude

Cachoeiras e Recursos Hídricos

A região abriga inúmeras cachoeiras e nascentes que são importantes fontes de água para o meio ambiente e as comunidades vizinhas.

De novembro a março as diversas cachoeiras se tornam mais convidativas aos corajosos e as áreas destinadas aos piqueniques e com infraestrutura para churrasco são mais concorridas.

Em qualquer época do ano o visitante encontrará paisagens de tirar o fôlego e fazer bonito nas fotos!

Cachoeira Bonita, da Farofa,  do Aurélio, dos Sete Pilões, Vale Encantado, Vale Verde

cachoeira do aurélio caparaó
Foto: Leonardo Gomes/@leonardo.nomad

Preservação e Sustentabilidade

A preservação do Parque é uma preocupação constante, e diversas ações são implementadas para minimizar o impacto ambiental.

Não agrida a natureza

A natureza está sempre buscando seu equilíbrio, para que a fauna e flora sobrevivam em um ambiente sadio. Porém ela não é autônoma e a interferência humana é motivo de extinção de seres vivos e poluição ambiental. Tenha consciência disso quando aventurar-se em ambientes naturais, respeite e conserve tudo o que estiver ao seu redor.

Lixo

  • Traga de volta todo o lixo que você produziu;
  • Ajude o parque, recolha o lixo que você encontrar;
  • Use as instalações sanitárias disponíveis, quando não for possível, afaste-se das trilhas ou cursos d’água e enterre suas fezes e o papel higiênico utilizado.

Agua

  • Faça tudo que estiver ao seu alcance para proteger as nascentes e cursos de águas da contaminação.
  • Poupe a água durante o uso, ela pode faltar.

Fogo

  • Nunca faça fogueiras, o risco de provocar um incêndio é muito alto.
  • Evite fumar quando estiver na natureza ou fume em lugar fixo e depois apague o cigarro.

Atividades de Ecoturismo

Os visitantes podem aproveitar o ecoturismo de forma consciente, participando de atividades que respeitam a natureza e a cultura local.

Comunidades e Cultura Local

As comunidades ao redor do Parque têm uma forte ligação com a natureza e preservado para sua preservação, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios socioambientais.

Melhor Época para Visitar

É importante considerar a época do ano para visitar o Parque, levando em conta as condições climáticas e a temporada turística.

O Parque Nacional do Caparaó está aberto à entrada pública durante todo o ano, das 07h às 17h30min de terça a domingo. Nas segundas o parque fecha para manutenção e as portarias são abertas somente para saída dos visitantes que pernoitaram nos acampamentos no domingo. Observadores de aves devem enviar solicitação de cadastro para acesso em horário especial para [email protected] .

A melhor época para subir até o Pico da Bandeira, principal atrativo do Parque Nacional é de abril a outubro, quando chove menos. No inverno os termômetros registram temperaturas abaixo de 0°C nas áreas altas do Parque e o vento no cume do Pico é um desafio extra para quem aguarda o nascer do sol para coroar a subida.

Dicas para uma Visita Segura e Agradável

Algumas dicas podem tornar a visita ao Parque Nacional do Caparaó mais segura e prazerosa, como estar preparado para mudanças climáticas repentinas e acompanhar a vida selvagem.

  • Às quartas feiras o Parque ficará fechado à visitação para a manutenção de estradas e estruturas.
  • É proibido o depósito e abandono de lixo ou outros materiais que maculem a integridade paisagística, sanitária ou cênica do PNC.
  • É responsabilidade individual de cada visitante, condutor ou pesquisador a remoção de seu lixo para fora do parque.

Contribuição para a Educação Ambiental

O Parque Nacional do Caparaó desempenha um papel significativo na educação ambiental, promovendo projetos e programas que visam conscientizar o público sobre a importância da preservação ambiental. A visitação no PNC vem aumentando sensivelmente, porém, grande parte daqueles que se aventuram nas trilhas e florestas da Unidade pouco conhecem sobre sua própria segurança e conservação do local visitado, colocando em risco sua integridade física e em muitos casos agredindo o meio ambiente. Usufruir sem destruir, satisfazer necessidades sem comprometer o futuro. Uma filosofia que nasceu entre os excursionistas que beneficia a si próprio como também o meio ambiente.

Conclusão

O Parque Nacional do Caparaó é um tesouro brasileiro que merece ser valorizado e preservado. Sua rica biodiversidade, paisagens deslumbrantes e ações de sustentabilidade o tornam um destino de ecoturismo único. Ao visitar esse paraíso natural, lembre-se de acompanhar a flora, a fauna e a cultura local.

Fonte: Icmbios

Mais

Compartilhe com seus amigos!