Home » Tudo sobre Viagens » TRAVEL » “O PAÍS MAIS SEGURO DA AMÉRICA LATINA” – EL SALVADOR – SERÁ?

“O PAÍS MAIS SEGURO DA AMÉRICA LATINA” – EL SALVADOR – SERÁ?

Compartilhe com seus amigos!

Quando o quesito é segurança entramos em um tema super polêmico porque vários podem ser os critérios adotados para fazer essa medição do que seria “segurança”.

A polêmica do título do post se dá pelo motivo que na recente Assembleia das Nações Unidas o presidente de El Salvador, Nayibe Bukele, afirmou que o país da América Central passou de mais perigoso do Mundo para “o mais seguro da América Latina” tendo em visto que segundo o mesmo o seu governo teria conseguido acabar com as gangues que atormentavam o país.



Por outro lado, ONGs tem afirmado que são centenas de casos de violações dos Direitos Humanos no país, desde superlotação nos presídios a prisões ilegais (sem ordens judiciais), passando por crimes mais graves como mortes em custódia policial, como afirmam alguns sites de notícias e vídeos que circulam nas redes sociais.

O PAÍS MAIS SEGURO DA AMÉRICA LATINA” – EL SALVADOR – SERÁ?
Image by Gerson Rodriguez



Estes fatos são negados pelo governos que viu sua popularidade bater recorde de 90%, segundo pesquisas
locais. Segundo o Portal Exame, até fevereiro, um a cada cem salvadorenhos foi preso em um período de dez
meses e o governo do atual presidente precisou construir um presídio para quarenta mil pessoas em tempo jamais visto na construção civil local.
Mas voltando ao tema que diz respeito a este viajante. O país está mesmo seguro para ser visitado? Muitos blogs e vídeos que circulam de forma independente dizem que sim. Acredita este andarilho que, para os apaixonados por viagens, tão importante quando a segurança é sensação dela.

O QUE FAZER EM EL SALVADOR

Duas vezes tive a oportunidade de atravessar essa fronteira. Uma delas se deu quando estava no Equador e conheci um casal que me convidou para a visita. A passagem estava super barata com milhas mas declinei por já tinha muito planos na capital Quito. De qualquer forma deixo aqui as dicas dadas por este casal (que certamente lerá este post) para sua visita ao país. Este era meu planejamento.


O QUE FAZER EM EL SALVADOR (segundo locais)

San Salvador, a capital, aparentemente é só mais uma capital do estilo das capitais centro americanas rodeada
de montanhas e vulcões, mas segundo o casal de amigos o Centro Histórico é bem rico e cheio de pontos
a serem explorados como a linda praça central e o Distrito de San Benito.

Já na bonita e animada cidade de Santa Ana se acessa o lago de mesmo nome que é uma formação vulcânica
que tem águas azuis e desta viva cidade universitária é possível fazer vários passeios ao redor, ou seja, farei a cidade de base na minha visita em vez de ficar em El Salvador.

Dalí, acessar as ruínas Maias de Tazumal não é bicho de sete cabeças e passeios saem da cidade diariamente
ou é possível acessar de forma independente por se tratar de treze kms a serem vencidos.
Tarefa nada complexa pra quem chegou no interior de El Salvador, concorda?

Outro passeio local é o Lago Coatepeque, mas aí confesso que não me despertou tanto interesse com as fotos que vi.

QUANDO IR A EL SALVADOR?

Eu, sem a menor dúvida, escolheria o período com menor índice de chuvas de Novembro a Maio, mas obviamente
se você vai atrás das ondas, como as de La Bocana vai precisar observar outros fatores, contudo se for um surfista isso é mole pra você.

Uma década atrás um grupo de amigos fez uma “surf trip” para as paradisíacas praias da região e eu, como iniciante, quase embarquei nessa. Já já carimbo meu passaporte por lá. Podem aguardar. Na volto conto sobre o que eu vi de “segurança”.

Praia dos Garcez: Descubra o paraíso perdido da Bahia

Compartilhe com seus amigos!
Avatar de Redação Capixaba da Gema
Seguir Redação Capixaba da Gema:
Olá, viajantes e entusiastas da tecnologia! Sou Hilquias Darcley, um especialista apaixonado por desbravar novos horizontes e explorar o potencial da tecnologia em nossas viagens. Com anos de experiência no mundo das viagens e um olhar afiado para as últimas tendências em dispositivos móveis e inovações tecnológicas, trago para vocês insights valiosos e dicas práticas para tornar suas viagens mais conectadas e memoráveis. Minha jornada começou com uma curiosidade insaciável por descobrir novos lugares e culturas. Ao longo dos anos, transformei essa paixão em uma carreira, viajando por diversos países e experimentando o melhor (e às vezes o pior) que cada destino tem a oferecer. A tecnologia sempre foi uma companheira constante nessas aventuras, ajudando-me a capturar momentos únicos, manter-me conectado e otimizar minhas experiências de viagem. Neste espaço, compartilho com vocês resenhas honestas e detalhadas sobre os gadgets mais recentes, aplicativos indispensáveis para viajantes, dicas de fotografia com celulares e muito mais. Seja você um nômade digital em busca das melhores ferramentas para trabalhar enquanto viaja, ou um aventureiro procurando maneiras inovadoras de documentar suas jornadas, aqui você encontrará conteúdo relevante e inspirador. Junte-se a mim nesta jornada virtual para descobrir como a tecnologia pode enriquecer suas experiências de viagem, tornando-as mais fáceis, seguras e inesquecíveis. Vamos explorar o mundo juntos, um destino e um dispositivo de cada vez!