Ruínas da antiga Ponte Seca é um dos pontos turísticos mais interessantes de Sumidouro, no interior do Rio. Construída em 1888 por escravos, a ponte fazia parte do ramal da Estrada de Ferro Leopoldina, partindo de Porto Novo do Cunha em direção à Nova Friburgo passando por Sumidouro até encontrar-se com o ramal de Cantagalo na Estação de Conselheiro Paulino. A ponte foi inaugurada em 1888 e tinha como objetivo facilitar o transporte de mercadorias e pessoas entre as cidades.
Hoje, a Ponte Seca é um importante atrativo turístico da região. Os visitantes podem caminhar pelos nove grandes pilares em blocos de pedras com cerca de quatro metros de largura e seis de comprimento que sustentavam os trilhos. Além disso, é possível apreciar a vista panorâmica do Rio Paquequer e das montanhas que cercam a região. Ruínas da antiga Ponte Seca
Como chegar: Ruínas da antiga Ponte Seca
A Ponte Seca está localizada na cidade de Sumidouro, no interior do Rio. Para chegar lá, é preciso pegar a BR-040 até o município de Três Rios e depois seguir pela RJ-146 até Sumidouro. A viagem dura cerca de 2 horas e meia.
A Ponte Seca está aberta para visitação todos os dias da semana. Ruínas da antiga Ponte Seca
O Maior Bloco Rochoso à Beira-Mar do Mundo: A Majestosa Pedra da Gávea
Veja Também:
15 Melhores Destinos Para Viajar no Espírito Santo