A lua deve nascer por volta das 17h40, com o pôr do Sol. Esse é o melhor horário para observá-la, pois estará mais próximo da Terra.
A Superlua é um espetáculo natural celestial fascinante, que ocorre quando a lua cheia ou a lua nova se alinha
com o perigeu, o ponto mais próximo da Lua à Terra em sua órbita elíptica.
Este alinhamento faz a Lua parecer até 14% maior e 30% mais brilhante em comparação com sua aparência no apogeu, o ponto mais distante da Terra.
O astrólogo Richard Nolle cunhou o termo “Superlua” em 1979, mas na comunidade astronômica, o fenômeno é conhecido como “lua perigeu-sizígia”. A sizígia refere-se ao alinhamento de três corpos celestes, que neste caso são a Terra, a Lua e o Sol.
Local em Vitória Parque
O parque estará aberto até as 20 horas para a visitação. O evento é gratuito e também não é necessário fazer agendamento prévio. Quem for participar da contemplação, poderá ver a ilha de Vitória toda iluminada de vários ângulos ao som de música ao vivo. Em caso de chuva ou em situação de tempo muito nublado, a visualização não será possível e o evento não ocorrerá.
Acesso
O acesso é pela entrada que fica na Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória, e a subida pode ser de carro, moto ou bicicleta na via interna do parque, a estrada Tião Sá, seguindo até o estacionamento, localizado ao lado do Centro de Educação Ambiental.
Em toda orla Capixaba também é possível comtemplar
Geralmente, a Terra testemunha várias Superluas a cada ano, e sequências de três a quatro superluas consecutivas não são incomuns.
Entretanto, a diferença de tamanho e brilho entre uma Superlua e uma lua cheia regular é sutil e pode não ser facilmente perceptível sem uma comparação direta.
A mídia muitas vezes destaca as Superluas, transformando-as em um fenômeno popular para a fotografia.
Contemplar uma Superlua é uma lembrança incrível do nosso sistema solar e dos corpos celestes em constante movimento que enfeitam nosso céu noturno.