Home » Tudo sobre Viagens » Nordeste Brasileiro » Céus de algumas cidades do nordeste, iluminadas por chuva de meteoros

Céus de algumas cidades do nordeste, iluminadas por chuva de meteoros

Compartilhe com seus amigos!

Céus de algumas cidades do nordeste, iluminadas por chuva de meteoros

Moradores das cidades do nordeste, foram presenteados com um espetáculo natural na noite de sexta-feira (22) e madrugada de sábado (23). Vídeos que circulam nas redes sociais registram a passagem de meteoros, que iluminaram o céu da região.

Um espetacular evento celeste ocorreu na noite desta sexta-feira, 22/12/2023, sendo observado nos céus de diversos estados na região nordeste por volta das 22h30.

Recebemos múltiplos relatos e vídeos registrando esse fenômeno, e as análises preliminares indicam que se trata da reentrada do estágio superior CZ-2C R/B (NORAD ID: 43173), pertencente a um foguete Longa Marcha 2C. Este foguete foi lançado em 25 de janeiro de 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, localizado na província de Sichuan, sudoeste da China.

Chuva de meteoros Úrsidas: Prepare-se para o espetáculo!

A chuva de meteoros Úrsidas atingirá seu pico entre esta sexta-feira, 22, e sábado, 23 de dezembro. O fenômeno, que teve início no dia 17, segue ativo até a próxima terça-feira, 26. De acordo com o Royal Museums Greenwich, a expectativa é de que sejam observados entre cinco e dez meteoros por hora no auge da chuva.

Os meteoros são detritos que entram na atmosfera da Terra a velocidades de até 70 quilômetros por segundo, vaporizando e criando os rastros luminosos que chamamos de estrelas cadentes.

“Os meteoros Úrsidas parecem irradiar da estrela Beta Ursae Minoris (Kochab) na constelação da Ursa Menor. No entanto, a verdadeira fonte desses meteoros é uma corrente de detritos deixada pelo cometa 8P/Tuttle”, explica o Royal Museums Greenwich.

Observação no Hemisfério Sul:

No Hemisfério Sul, onde se encontra o Brasil, a visibilidade da chuva de meteoros Úrsidas é menos provável. Segundo a The Planetary Society, apenas as regiões mais ao norte do continente têm maior chance de observar o fenômeno, ainda que de forma menos intensa. A American Meteor Society informa que, na porção sul do planeta, os poucos meteoros visíveis devem aparecer apenas no meio da madrugada.

Dicas para observação:

Para os brasileiros que desejam tentar observar a chuva de meteoros, mesmo com as chances reduzidas, astrônomos oferecem algumas dicas:

  • Local seguro: É importante escolher um local seguro, longe de luzes da rua e outras fontes de poluição luminosa.
  • Céu aberto: Procure um espaço aberto com visão ampla do céu noturno.
  • Paciência: Seja paciente e espere alguns minutos para que seus olhos se adaptem à escuridão.
  • Sem equipamentos: Não é necessário usar telescópio ou binóculo para observar a chuva de meteoros.

Com um pouco de sorte e paciência, você poderá presenciar um espetáculo natural incrível!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *