Farol Santa Luzia em Vila Velha

Compartilhe com seus amigos!

FAROL DE SANTA LUZIA

A Costa do Sol em Vila Velha não tem apenas praias para você visitar e mar para se banhar não tá?!

Se você está procurando conhecer mais a história do Espírito Santo ou fazer um passeio diferente em uma tarde da sua semana, o Farol de Santa Luzia é uma ótima opção.

Ele fica localizado na Praia da Costa, em Vila Velha, próximo a Praia Secreta e a Igreja Missão Praia da Costa. O Farol foi posicionado bem na ponta de entrada da baía de Vitória e serve de orientação para embarcações que acessam a baía, o Porto de Vitória, de Tubarão e de Vila Velha.

É uma parte muito importante da história do Estado e do Município de Vila Velha. Tem uma beleza incrível. Tanto arquitetônica, quanto natural. Em sua área existem dois decks que proporcionam a vista para a baía de Vitoria e para o mar de Vila Velha.

Farol Santa Luzia em Vila Velha

HISTÓRIA Farol Santa Luzia em Vila Velha

No site da Prefeitura de Vila Velha conseguimos coletar informações sobre a história do Farol de Santa Luzia e vamos contar um pouco aqui.

Esse ano o Farol de Santa Luzia completa 150 anos e está, temporariamente, fechado para visitações devido uma obra de restauração para essa comemoração especial.

O site relata que as peças do Farol vieram da Escócia no ano de 1870 e no ano seguinte foram montadas pelo Barão de Cotegipe. A torre do farol tem 12 metros de altura e base octogonal de 9m². Sua luz pode alcançar até 32 milhas marítimas, ou seja, 51 km de distância.

O local abriga uma vila residencial militar com três casas que hoje servem, uma para moradia do faroleiro, que é o encarregado pela manutenção do Farol, outra casa abriga a Sala da Memória, onde o turista pode conhecer a história do local através de desenhos nas paredes e a outra abriga uma loja de artesanatos.

VISITAS e INFRAESTRUTURA

Como já mencionamos, no momento o Farol de Santa Luzia está fechado para visitação, devido a obra de restauração de objetos, da Sala da Memória e da estrutura em torno no Farol, como calçadas, iluminação, entre outros.

A previsão de entrega da obra é em 06 de setembro de 2021 e nós vamos informá-lo bem sobre a inauguração.

Antes do fechamento, o Farol já contava com boa infraestrutura e ótima recepção aos visitantes. Logo na entrada os grupos de visitação eram recebidos por um Guia credenciado que contava a todos a história do Farol e sua curiosidades.

Esse é um lugar que você não pode deixar de ir. Pode levar crianças e tirar muitas fotos.

Aliás, esse também está sendo um cenário muito requisitado para fotos pré-casamento, gestantes, debutantes, e outros.

COMO CHEGAR

Endereço: Rua Santa Luzia, 2 – Praia da Costa, Vila Velha – ES, 29101-100

Dias e horários de visitação:  TEMPORARIAMENTE FECHADO.

Telefones: (27) 3149-7353 e 3149-7335 (Subsecretaria de Turismo)

E-mail:  [email protected]

Compartilhe com seus amigos!