Home » Tudo sobre Viagens » Espírito Santo » Fata Morgana: O Efeito que Faz Barcos Voarem no Mar

Fata Morgana: O Efeito que Faz Barcos Voarem no Mar

Compartilhe com seus amigos!

O fenômeno da Fata Morgana é uma ilusão de ótica rara que ocorre em determinadas condições atmosféricas.

Quando o ar quente encontra a água fria, objetos distantes, como ilhas, penhascos, barcos ou icebergs, parecem maiores e mais altos do que realmente são, criando imagens fantasmagóricas ou castelos de contos de fadas.

Fata Morgana: O Efeito que Faz Barcos Voarem no Mar

O nome “Fata Morgana” tem origem italiana e está associado a uma feiticeira fictícia, supostamente uma sacerdotisa da Ilha de Avalon, na Bretanha, e meia-irmã do lendário Rei Arthur.

Segundo as histórias, Morgana podia utilizar seus poderes para criar imagens de castelos flutuando e enfeitiçar marinheiros. Da mesma forma, esse efeito óptico causa “aparições fantasmas” no horizonte.

Como Funciona?


Imagine um dia muito quente. O ar fica abafado, certo? No entanto, próximo ao oceano, ele esfria um pouco, pois a água absorve o calor do ar.

Esse gradiente de temperaturas cria uma diferença entre o ar próximo à água (mais frio) e o ar afastado dela (gradativamente mais quente).

Além disso, quando algo aquece, suas moléculas se agitam mais, reduzindo sua densidade. Essa diferença de densidade e temperatura na atmosfera causa a refração da luz, criando a ilusão de objetos flutuantes no horizonte.

Observações Curiosas da Fata Morgana:

  • Um padre jesuíta relatou ter visto uma cidade inteira flutuando no ar sobre o estreito de Messina, na Itália. A cidade transformou-se em jardim, floresta e, em seguida, em uma cena de guerra. Ele tentou explicar o fenômeno como um efeito reflexivo causado pelos sais evaporando acima do mar.
  • A cultura popular e a arte também retratam a Fata Morgana. A ópera “The Love for Three Oranges”, de Prokofiev, inclui uma maldição associada a esse fenômeno.
Fata Morgana: O Efeito que Faz Barcos Voarem no Mar
Fata Morgana: O Efeito que Faz Barcos Voarem no Mar 2

Portanto, quando avistar barcos “voando” no horizonte, lembre-se de que não são fantasmas, mas sim uma bela manifestação da Fata Morgana, um fenômeno que mistura ciência e magia na atmosfera marítima.

Imagens: 🎥 @phgrx

Dunas de Itaúnas: Onde o Passado Encontra o Presente

Compartilhe com seus amigos!