Home » Tudo sobre Viagens » Notícias » Terremoto no Japão: Magnitude 7,6 provocou alerta de tsunami

Terremoto no Japão: Magnitude 7,6 provocou alerta de tsunami

Compartilhe com seus amigos!

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão, provocando alerta de tsunami

1º de janeiro de 2024

Terremoto no Japão Magnitude 7,6  provocou alerta de tsunami
Imagem: @IceSohei

O número de mortes decorrentes de uma sucessão de terremotos que atingiu o Japão na segunda-feira (1º) aumentou para 48. As informações foram divulgadas pela TV pública NHK, citando autoridades japonesas.

Os abalos sísmicos foram sentidos na Península de Noto, sendo que o terremoto mais intenso registrou uma magnitude de 7,6, conforme a Agência Meteorológica do Japão. Essa área foi a mais afetada, concentrando a maioria dos danos e das perdas de vidas causadas pelo fenômeno.

Nesta terça-feira (2), equipes de resgate continuam em busca de feridos. Segundo o governo japonês, aproximadamente 1 mil militares estão envolvidos nas operações de socorro às vítimas.

Evento:

Um poderoso terremoto de magnitude preliminar 7,6 atingiu a cidade de Noto, na província de Ishikawa, Japão, nesta segunda-feira, 1º de janeiro, por volta das 10h22 da manhã, horário local.

Alertas: Terremoto no Japão

A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas de tsunami para as regiões costeiras de Ishikawa, Niigata e Toyama. Um grande aviso de tsunami significa que existe a possibilidade de ondas com mais de 3 metros.

Danos:

O terremoto derrubou a energia de milhares de residências e interrompeu voos e serviços ferroviários na região afetada. Imagens de mídia local mostraram um prédio desabando em meio a uma nuvem de poeira na cidade costeira de Suzu e uma enorme rachadura em uma estrada em Wajima.

Resgate:

Unidades do Exército foram enviadas para ajudar nas operações de resgate. O governo japonês ainda está avaliando a extensão dos danos.

Alerta do Primeiro-Ministro:

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, alertou os moradores para se prepararem para mais desastres. “Os moradores precisam ficar em alerta para possíveis novos terremotos e peço às pessoas em áreas onde se espera que haja tsunamis que saíam o mais rápido possível”, disse Kishida.

Outras informações: Terremoto no Japão: Magnitude 7,6 provocou alerta de tsunami

  • O terremoto ocorreu durante o feriado de 1º de janeiro, quando milhões de japoneses tradicionalmente visitam templos para marcar o Ano Novo.
  • Mais terremotos fortes na área, onde a atividade sísmica está ocorrendo há mais de três anos, podem ocorrer nos próximos dias.
  • A companhia aérea japonesa ANA retornou aviões que seguiam para aeroportos em Toyama e Ishikawa, enquanto a Japan Airlines cancelou a maioria de seus serviços para as regiões de Niigata e Ishikawa.

Fontes:

Observação:

Esta é uma história em desenvolvimento e será atualizada à medida que mais informações forem disponibilizadas.

Quais as vantagens de morar no Japão?

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *