Home » Tudo sobre Viagens » Espírito Santo » Trilha “topzera” no Centro de Guarapari: Aventure-se!

Trilha “topzera” no Centro de Guarapari: Aventure-se!

Compartilhe com seus amigos!

Guarapari – Turistas trilham caminho pelas pedras entre as Praias das Virtudes, e a Praia da Fonte, chegando até o famoso “Poço dos Jesuítas”.

Trilha “topzera” no Centro de Guarapari
Trilha “topzera” no Centro de Guarapari: Aventure-se! 5

Quem nunca imaginou em se aventurar fazendo uma trilha topzera,  num lindo cenário de praias paradisíacas, conhecendo a história do local não é mesmo ? Pois é, a trilha que liga a Praia das Virtudes até a Praia da Fonte no Centro de Guarapari é muito top, e permite toda essa emoção, e  é uma boa dica para os turistas e curiosos que desejam explorar a região.

Conhecendo a Praia das Virtudes:

Com aproximadamente 70 metros de extensão, areias grossas, mar de tonalidade azul e verde de águas cristalinas, a Praia das Virtudes é muito bela e atraente para moradores locais e turistas. Além de possuir uma boa infraestrutura, com calçadão, quiosque, iluminação noturna e pracinha, o local é ideal para àqueles que procuram tranquilidade e sossego seja para ficar um pouco só, com amigos, ou até mesmo com a família. Vale lembrar que, ao subir nas pedras que envolvem a praia, você terá uma visão panorâmica do local.

Dicas do que fazer:

Mergulho:

Além de tomar um bom banho de mar nessas águas transparentes e cristalinas para espairecer, uma opção é se aventurar em mergulhar no local e ver de pertinho a vida marinha no local onde encontramos tartarugas marinhas, muita espécie de peixes diferentes, corais, estrelas do mar e muito mais….

Trilha:

Para quem preferir fazer uma trilha e explorar o externo é uma boa pedida, só tome cuidado com as pedras escorregadias da região e aproveite.

Pescar:

Outra dica é optar pela pesca no local em cima das pedras, um hobbie muito usado para àqueles que gostam para relaxar e refrescar a mente.  

Trilha “topzera” no Centro de Guarapari: Aventure-se!
Trilha “topzera” no Centro de Guarapari: Aventure-se! 6

Lazer para as crianças e família:

 Praça com brinquedos para as crianças, escorregador, balanço, banquinhos, e iluminação pública ideal para o público infantil. A pracinha da Praia das Virtudes foi reformada e reinaugurada na noite do dia 19 de setembro, no ano de 2021 exatamente no dia do aniversário de Guarapari.

Gastronomia: O lugar conta com quiosque na praia, que oferece cardápio variado, e com restaurante com boa comida e culinária capixaba.  

Curiosidades:

Você sabia que os moradores antigos e pescadores, contam que antigamente a Praia das Virtudes era muito frequentada por freiras, que iam tomar banho ali porque a praia ficava praticamente escondida entre os matos e o morro alto?  Na época, a região não era urbanizada.

Localização:

É muito simples chegar a Praia das Virtudes, basta ir caminhando pela Praia das Castanheiras no Centro da cidade de Guarapari no sentido norte e seguir o calçadão, passar pela Praia dos Namorados e em seguida chegar até a Praia das Virtudes, fácil né? Se continuar a trilha vamos chegar a Praia do Valadão e a Praia da Fonte chegando ao famoso “Poço dos Jesuítas”.

Para quem gosta de uma praia mais escondidinha e longe das badalações das praias do Centro, aí vai uma boa dica: a Praia do Valadão e a Praia da Fonte. Ambas, ainda não possui infraestrutura, quem desejar tomar banho lá, deverá levar seus comes e bebes de casa. Na Praia da Fonte, está localizado o famoso “Poço dos Jesuítas” construído pelos jesuítas no século XVI.

Dicas do que fazer:

Visitar os monumentos históricos do local como as ruínas da Igreja Nossa da Conceição, e o Poço dos Jesuítas e conhecer suas histórias. Para os mais religiosos, vale assistir à missa na Igreja Velha Matriz, construída pelo padre José de Anchieta em 1585. No alto de uma colina, esta igreja deu início ao povoamento de Guarapari, sendo marco da fundação da cidade.

Trilha “topzera” no Centro de Guarapari: Aventure-se!
Trilha “topzera” no Centro de Guarapari: Aventure-se! 7

Banho de mar

A área é própria para banho de mar, águas calmas, tranquilas, limpas.

Piqueniques:

Com os amigos ou família numa praia menos badalada é uma ótima pedida

Curiosidades:

Com formato de cúpula e 40cm de profundidade, o conhecido Poço dos Jesuítas foi feito de pedras sobrepostas, areia, conchas trituradas e óleo de baleia. É o único poço que ainda existe que foi construído pelos jesuítas, conhecido também como “Poço da Frente” ou “Poço de Beber”, era usado pela população até pouco tempo atrás quando faltava água na cidade. A Praia da Fonte, possui cerca de 100 metros de extensão e águas limpas, além de ser aconchegante. Vale a pena conferir…

E aí gostou de tudo isso? Então venha conhecer a história do lugar de perto, se aventurar na caminhada de trilha, dar aquele belo mergulho, conhecer o famoso   e último poço dos jesuítas, antes que vire apenas, cena de filme.  

4 Praias no Rio de Janeiro com Bandeira Azul

Compartilhe com seus amigos!