Home » Tudo sobre Viagens » Destaques » A última Super Lua Azul até 2037 surge esta noite.

A última Super Lua Azul até 2037 surge esta noite.

Compartilhe com seus amigos!

Uma rara superlua azul surgirá na noite de quarta-feira – parecendo um pouco maior e mais brilhante do que as luas cheias comuns.

Super Lua Azul
A última Super Lua Azul até 2037 surge esta noite. 8

O que é uma “superlua azul”?

O termo “superlua” refere-se a uma lua cheia ou nova nascendo perto ou enquanto a lua atinge o perigeu, sua distância mais próxima da Terra em sua órbita ao redor do planeta.

  • Durante uma superlua, a lua parece um pouco mais brilhante e cerca de 14% maior do que quando está mais distante da Terra, segundo a NASA, embora possa ser difícil perceber a diferença de tamanho.
  • O “azul” na lua azul não se refere à cor, infelizmente, mas à frequência ou raridade. É usado para descrever uma segunda lua cheia em um mês, que normalmente tem apenas uma lua cheia.
  • A próxima superlua é uma lua azul, já que é a segunda a ocorrer em agosto, depois que a superlua do esturjão surgiu no início do mês.

Digno de nota: cerca de 25% de todas as luas cheias são superluas, mas apenas 3% das luas cheias são luas azuis, de acordo com a NASA.

Quando ver a super lua azul

Praticamente todo o país tem condições desfavoráveis de observação, com exceção de Porto Alegre, onde o céu deve estar limpo.

De acordo com a NASA, a denominação “Lua Azul” tem origens que datam do século XVI, sendo designada à terceira Lua cheia de uma estação que apresenta quatro Luas. Esta representa a segunda e derradeira superlua deste ano.

  • Saturno também aparecerá perto da lua.
  • Projeto Telescópio Virtual transmitirá uma transmissão ao vivo da superlua azul nascendo sobre Roma a partir das 23h30 horário do leste dos EUA do dia 30 de agosto.

Quadro geral: a próxima lua cheia também desempenha um papel em muitas culturas diferentes, de acordo com a NASA.

15 imagens incríveis da Lua: veja paisagens lunares espetaculares

Compartilhe com seus amigos!