Uma rara superlua azul surgirá na noite de quarta-feira – parecendo um pouco maior e mais brilhante do que as luas cheias comuns.
O que é uma “superlua azul”?
O termo “superlua” refere-se a uma lua cheia ou nova nascendo perto ou enquanto a lua atinge o perigeu, sua distância mais próxima da Terra em sua órbita ao redor do planeta.
- Durante uma superlua, a lua parece um pouco mais brilhante e cerca de 14% maior do que quando está mais distante da Terra, segundo a NASA, embora possa ser difícil perceber a diferença de tamanho.
- O “azul” na lua azul não se refere à cor, infelizmente, mas à frequência ou raridade. É usado para descrever uma segunda lua cheia em um mês, que normalmente tem apenas uma lua cheia.
- A próxima superlua é uma lua azul, já que é a segunda a ocorrer em agosto, depois que a superlua do esturjão surgiu no início do mês.
Digno de nota: cerca de 25% de todas as luas cheias são superluas, mas apenas 3% das luas cheias são luas azuis, de acordo com a NASA.
Quando ver a super lua azul
Praticamente todo o país tem condições desfavoráveis de observação, com exceção de Porto Alegre, onde o céu deve estar limpo.
De acordo com a NASA, a denominação “Lua Azul” tem origens que datam do século XVI, sendo designada à terceira Lua cheia de uma estação que apresenta quatro Luas. Esta representa a segunda e derradeira superlua deste ano.
- Saturno também aparecerá perto da lua.
- O Projeto Telescópio Virtual transmitirá uma transmissão ao vivo da superlua azul nascendo sobre Roma a partir das 23h30 horário do leste dos EUA do dia 30 de agosto.
Quadro geral: a próxima lua cheia também desempenha um papel em muitas culturas diferentes, de acordo com a NASA.