Revelações Geladas: a Antártida Oriental é Coroada uma vez que o Lugar Mais Insensível do Planeta
A Antártida Oriental, também conhecida uma vez que Antártida Maior, é a região mais gélida do mundo,
superando o recorde da Estação de Pesquisas Vostok, de conformidade com um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters em 2018.
Conhecida por registrar a menor temperatura do ar de -89,2 °C em julho de 1983, a Estação Vostok,
uma instalação de pesquisa russa situada no coração da Antártida, teve seu recorde quebrado por uma novidade mensuração, desta vez na Antártida Oriental.
O estudo intitulado “Temperaturas de Superfície Ultra-baixas na Antártida Oriental a partir do Mapeamento Infravermelho
Térmico por Satélite” relatou que a região da Antártida Oriental já enfrentou temperaturas chocantes de -98 °C.
Chegando a epílogo
Para chegar a essa epílogo, os cientistas estudaram os dados recolhidos por satélite durante os invernos do hemisfério sul de 2004 a 2016.
As descobertas mostraram que as temperaturas da superfície da neve despencaram para aquém de -90 °C em murado de 100 locais da Antártida Oriental quase todos os invernos.
O estudo revelou que essas baixas temperaturas foram registradas em depressões rasas do terreno próximas ao topo da classe de gelo, a altitudes entre 3800 e 4050 metros.
Os pesquisadores observaram que essas condições ultra-frias, aquém de -90 °C, são mais frequentes
quando o vórtice polar antártico (uma filete de ventos persistentes de grande graduação perto dos polos) é potente.
Segundo o estudo, o resfriamento continua enquanto as condições atmosféricas permanecem claras e os ventos são lentos. No entanto, para atingir temperaturas extremas de -98 °C, são necessárias condições de ventos leves,
firmamento limpo e muito pouco vapor de chuva atmosférico durante vários dias consecutivos.
Os pesquisadores ainda observaram que -98 °C parece ser a temperatura mais baixa provável para qualquer superfície terrestre.
Portanto, a Antártida Oriental não exclusivamente detém o recorde de temperatura mais baixa, mas também parece ter atingido o limite do quanto a temperatura na Terreno pode desabar.