Atualizações ao vivo

Irã lança dezenas de drones contra Israel 

14/04/2024 Israel está a ponderar possíveis respostas ao ataque do Irão com centenas de drones e mísseis, no meio de apelos crescentes à contenção para evitar uma guerra mais ampla. Israel e os seus aliados abateram quase todos os projécteis disparados no primeiro ataque directo iraniano contra Israel. Os EUA afirmaram que não participarão em nenhuma resposta israelita, para evitar uma escalada nas hostilidades regionais. O ministro centrista israelense Benny Gantz disse que o país “exigirá o preço” do Irã quando for o momento certo.

14/04/2024 O Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou no domingo os embaixadores do Reino Unido, França e Alemanha para questionar o que chamou de sua “postura irresponsável” em relação aos ataques retaliatórios de Teerã contra Israel, informou a Agência de Notícias Trabalhista Iraniana semi-oficial.

14/04/2024 O Irã notificou seus vizinhos de seus ataques retaliatórios contra Israel com 72 horas de antecedência, disse o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, no domingo. “Cerca de 72 horas antes das nossas operações, informamos os nossos amigos e vizinhos na região que a resposta do Irão contra Israel era certa, legítima e irrevogável”, disse Amirabdollahian numa conferência de imprensa.

14/04/2024 O grupo terrorista armado Houthi do Iémen disse no domingo que o ataque do Irão a Israel foi um acto legítimo em resposta a um alegado ataque israelita ao consulado iraniano em Damasco, no dia 1 de Abril. Um porta-voz Houthi acrescentou que os terroristas iemenitas estavam em confronto direto com Israel desde 7 de outubro, atacando o porto de Eilat, no sul de Israel, com mísseis e drones e impedindo os navios israelitas de navegar através do Mar Vermelho.

14/04/2024 A base das FDI em Nevatim sofreu pequenos danos após ataques durante o ataque iraniano na manhã de domingo, disseram os militares na manhã de domingo. Os militares acrescentaram que a base ainda estava operacional e funcionando. Mais tarde no domingo, as IDF publicaram imagens de jatos israelenses retornando à base de Nevatim. 

14/04/2024 A Rússia disse no domingo que estava extremamente preocupada com os ataques iranianos a Israel e apelou a todas as partes para exercerem contenção, mas disse que as tensões permaneceriam altas até que o conflito entre Israel e os palestinos fosse resolvido. “Expressamos a nossa extrema preocupação com outra escalada perigosa na região”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia num comunicado sobre os ataques iranianos. "Pedimos a todas as partes envolvidas que exerçam moderação."

🚨URGENTE - Governo Lula emite nota sobre o conflito entre Irã e Israel, mas não condena o ataque. "O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria. Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã. O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada. O Governo brasileiro recomenda que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras. O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado."

O comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irão classificou o ataque de mísseis e drones do seu país contra Israel como “mais bem-sucedido do que esperávamos” e alertou no domingo que qualquer retaliação por parte de Israel provocaria uma resposta ainda mais enérgica.

14/04/2024 IDF diz que atingiu local de fabricação de armas do Hezbollah no Líbano Aviões de guerra israelenses atacaram um “importante local de fabricação de armas” pertencente ao Hezbollah na área de Nabi Sheet, de acordo com o porta-voz das FDI para a mídia árabe, Avichay Adraee, em uma  postagem  no X. “O ataque foi realizado em resposta aos lançamentos que violaram as fronteiras do território libanês em direção ao norte do país durante as horas da noite passada”, acrescentou. A Agência Nacional de Notícias do Líbano disse no domingo que um ataque aéreo israelense tinha como alvo um prédio na cidade de Nabi Sheet, na região libanesa de Baalbek. Algum contexto: os ataques israelitas na região de Baalbek desde 7 de Outubro são mais raros, considerando que fica mais a norte, no Líbano, a cerca de 80 quilómetros (ou cerca de 50 milhas) da fronteira Israel-Líbano. No domingo passado, os militares israelitas afirmaram ter atingido quatro locais da unidade de defesa aérea do Hezbollah na área de Baalbek.

A Arábia Saudita apela a todas as partes para que exerçam os “níveis máximos” de contenção 21:17 GMT -3 A Arábia Saudita expressou profunda preocupação com as escaladas militares na região. Num comunicado, apelou também a todas as partes para que poupem a região e o seu povo dos perigos das guerras.

21:11 GMT -3 A força aérea da Jordânia interceptou e abateu dezenas de drones iranianos que violaram o seu espaço aéreo e se dirigiam para Israel, disseram duas fontes de segurança regional a Suleiman Al-Khalidi . Eles disseram que o exército também estava em estado de alerta máximo e que os sistemas de radar monitoravam qualquer atividade de drones vinda da direção do Iraque e da Síria. Moradores de várias cidades na parte norte do país, perto da Síria, e nas áreas centro e sul, ouviram intensa atividade aérea. Nos bairros ao sul da capital Amã, a 60 km (37 milhas) de Jerusalém, foram vistos vários drones abatidos. Os moradores se reuniram em torno dos restos de um suposto grande drone que caiu em uma área comercial do subúrbio de Marj al Hamam, na cidade.  

Dez mísseis do Irã interceptados fora de Israel, disseram militares israelenses 21:15 GMT -3 Dez mísseis de cruzeiro e dezenas de drones foram interceptados fora das fronteiras de Israel, disseram os militares israelenses no domingo. Mais de 200 drones e mísseis foram lançados pelo Irã contra Israel, disseram os militares. Uma menina foi ferida em Israel e houve danos leves causados ​​a uma instalação militar israelense.

20:58 O gabinete de guerra israelita dá luz verde à poderosa resposta militar ao regime iraniano. Al Aqsa está sob ataque – não por Israel, mas pelo regime islâmico no Irão. Será que o mundo muçulmano se levantará para condenar o Irão por disparar mísseis balísticos sobre o terceiro local mais sagrado do Islão?

O Presidente argentino  @JMilei acaba de emitir uma declaração oficial na qual declara o seu apoio a Israel e condena a República Islâmica Iraniana pelo seu ataque a Israel. 

20:26 GMT -3 A Guarda Revolucionária do Irão alertou os EUA. sobre o apoio a Israel A Guarda Revolucionária do Irão alertou os Estados Unidos sobre “qualquer apoio a Israel ou envolvimento em prejudicar os interesses do Irã”, segundo um comunicado. Eles disseram que qualquer ameaça dos EUA e de Israel “será recebida com uma resposta recíproca do Irã”.

20:22 GMT -3 Jatos dos EUA derrubaram vários drones iranianos na Síria, disseram fontes Vários drones iranianos que voavam pelas províncias de Sweida e Deraa, no sul da Síria, foram alvo de forças dos EUA, perto da fronteira com a Jordânia, disseram fontes de segurança à Reuters.

20:15 GMT -3 O serviço de ambulância de Israel disse que não há relatos de vítimas O serviço de ambulância Magen David Adom de Israel disse na manhã de domingo que não recebeu nenhuma notícia de vítimas de drones iranianos lançados no país, informou nosso colega Dan Williams de Jerusalém. A mídia israelense disse que muitos foram interceptados.

Iranianos realizam celebrações de rua

20:12 GMT -3   Israel está planejando uma ‘resposta significativa’, informou a TV israelense Israel planeja uma “resposta significativa” à salva sem precedentes de drones iranianos contra ele, disse o Canal 12 de TV de Israel, citando um alto funcionário israelense não identificado.

20:02 GMT -3  Jordânia disse que derrubou dezenas de drones iranianos Jatos jordanianos abateram dezenas de drones iranianos que voavam pelo norte e centro da Jordânia em direção a Israel, de acordo com duas fontes de segurança regional. Anteriormente, o Irão disse que estava a observar a Jordânia em busca de quaisquer movimentos de apoio a Israel durante os ataques retaliatórios . Alertou que a Jordânia pode se tornar o “próximo alvo”, disse uma fonte militar à agência de notícias semi-oficial Fars no domingo.

O Irã diz que sua ação deve ser vista como uma conclusão do assunto 20:00 GMT -3 A missão do Irão nas Nações Unidas, numa declaração na plataforma de redes sociais X, também disse que se trata de um conflito entre o Irão e Israel e que os Estados Unidos “devem manter-se afastados”.

19:59 GMT -3 O som de explosões chegou a Jerusalém, que a mídia israelense disse serem interceptações aéreas Os militares de Israel soaram sirenes em vários locais no sul do país, bem como em partes da Cisjordânia ocupada na manhã de domingo, mostrou um aplicativo de alerta, alertando sobre a chegada de ameaças aéreas.

19: 56 🚨URGENTE: Alertas vermelhos para a cidade de Be'er Sheva e vários outros locais no norte e no sul de Israel. 🚨URGENTE : Explosões ouvidas em Jerusalém, IDF interceptando mísseis.

19:40  Os militares dos EUA abateram drones iranianos em direção a Israel, disseram duas autoridades dos EUA

19:33 GMT -3 As defesas aéreas da Jordânia estavam prontas para interceptar e abater qualquer drone ou aeronave iraniana que violasse o seu espaço aéreo, disseram duas fontes de segurança regional. Eles disseram que o exército também estava em estado de alerta máximo e que os sistemas de radar monitoravam qualquer atividade de drones vinda da direção do Iraque e da Síria.

Israel alertou os residentes de algumas áreas para ‘ficarem perto de abrigos’

19:26 GMT -3

19:20 GMT -3 Netanyahu disse que Israel está ‘preparado para todos os cenários’ O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse na televisão: "Cidadãos de Israel, nos últimos anos, e especialmente nas últimas semanas, Israel tem se preparado para um ataque direto do Irã. Nossos sistemas defensivos estão implantados; estamos prontos para qualquer cenário, tanto defensivamente e ofensivamente. O Estado de Israel é forte. As IDF (Forças de Defesa de Israel) são fortes. O público é forte."

Trump disse que isso não teria acontecido sob ele

19:18 GMT -3 Biden está se reunindo na sala de situação com conselheiros de segurança nacional, disse uma autoridade dos EUA Biden regressou anteriormente a Washington depois de o Irão ter lançado o seu ataque com drones.

🚨Vários aviões-tanque israelenses KC-707 sobrevoam o país enquanto a Força Aérea Israelense tenta derrubar drones e mísseis de cruzeiro iranianos.

VEJA TAMBÉM

..................................................

..................................................